12 de setembro de 2014

Vacinas - espírito de gorda (rs)

Ainda não demos as vacinas de 2 meses, o pediatra passou a rotavirus e a Hexa mas ambas são pagas (no posto de saúde não tem hexa e a rotavirus só 2 doses, ele passou 3 doses). Levantei o preço aqui em SP a hexa sai em média por 240,00 e a rotavirus (3 doses) sai por 140,00.  Ao me dirigir ao posto de saúde, recebi uma informação relevante: crianças com necessidades especiais conseguem gratuitamente  algumas vacinas que são pagas. Aqui em SP, é preciso levar o laudo médico e exames, comprovando a deficiência, ao CRIE – UNIFESP, em Vila Clementino, onde ocorrerá uma avaliação com um médico de lá.  Acontece que o cariotipo (exame que comprova a síndrome de down) ainda não está pronto, fizemos mês passado no geneticista. Sendo assim, acho que não vamos esperar e vamos pagar para que ela seja vacinada logo. O médico dela fará o laudo e para as próximas vacinas, vou tentar lá nesse local e informo aqui como foi.

Essa semana fomos ao pediatra. Ela está muito entupida, o clima em SP não ajuda, muito seco. Passamos a noite em claro, com ela de nariz entupido. Ao chegar no pediatra, ele ficou passado com o peso dela, engordou 650g em 14 dias. A bichinha puxou aos  pais, já tem pensamento de gordo, acaba de mamar muito e já quer mais. Agora deu pra ficar golfando ao final de cada mamada e ele disse que é porque tá tomando mais leite do que aguenta... recomendou que eu não aumente a dose do complemento, que aumentei por minha conta porque ela mama peito, mamadeira e volta pro peito.

Estamos numa dificuldade grande pra achar fono pra ela, que aceite nosso plano de saúde, Omint, trabalhe com bebê e que tenha Síndrome de Down. Caso alguém conheça, nos ajude com indicação. Já liguei pra alguns lugares, não encontro o pacote completo. Consegui uma fono para avaliar ela mas ela não tem agenda para a terapia, caso seja necessário...

A fisio tá bombando quando Olívia quer, claro... como ela é uma legítima Farias, tem dia que chega lá dormindo, passa o tempo todo dormindo e volta pra casa dormindo. Pra quem não sabe, nós , os Farias, somos bons de sono. Encostou, dormiu... Olívia, com 2 meses, já dorme a noite toda sem pedir nada... tem acordado todo dia depois das 7 da manhã... beijo no ombro mamães de bebês que ficam acordando!
Hoje conseguimos mantê-la acordada e a tia Lu fez uns vídeos dela pra gente acompanhar a evolução. Ela é um pouco mais molinha do que bebês na fase dela (por causa da hipotonia)  e é isso que a Lu vai trabalhar nesses primeiros meses.

Semana que vem tem cardiologista. Tem noites que acordo, olho pra ela e meu coração aperta , pensando na cirurgia que ela terá que fazer. Me dá vontade de ajoelhar e passar o dia implorando pra que tudo corra da melhor forma possível, da vontade de fazer promessa pra tudo que é santo, ir a todo tipo de igreja (afinal, eu sempre brinco que sou meio ecumênica, acho tudo lindo e acho que Deus está em todas as religiões). Mas esses momentos de aflição passam quando ela olha tudo a sua volta com os olhos arregalados, como quem está descobrindo que o mundo existe. Quando ela faz pirraça (sim senhores, com 2 meses, acreditem) porque quer ficar no colo e não deitada no berço. Quando ela sorri para o móbile do berço (sim senhores, ela não sorri pra mim, nem pro pai, mas pro móbile do berço ela sorri e conversa... tudo bem, a gente carrega 9 meses, engorda, fica sem dormir e quando ela aprende a sorrir, pra quem ela abre o lindo sorriso? M  Ó  B  I  L  E ... não estou traumatizada com isso não, imagine...

Enfim, meu coração desaperta porque a vida é isso, um dia de cada vez e a fé de que tudo vai dar certo.

Dica de leitura: Guia do bebê com Síndrome de Down. Autor: Prof. Dr. Zan Mustacch.
Comecei a ler e depois faço a resenha.

2 comentários: