https://www.youtube.com/watch?v=fIK5st2s3kA
Olívia foi na fono (finalmente!) essa semana. Ela me passou diversas dicas, que repasso:
1 - Não podemos dar mamadeira e eu dar peito com ela deitada. Pode causar otite e aumenta a chance de refluxo. Tem que ser sentada, não precisa ser 90 graus pra não forçar a coluna mas meio que sentadinha.
2 - Interromper a mamada da mamadeira pelo menos umas 5 vezes pro leite descer, ela respirar, se organizar... interrompa alguns segundos... uns 30 segundos pelo menos.
3 - Quando ela acabar, deixar ela sentada uns segundos pro leite assentar... aí levantar ela com muito jeito, sem apertar a barriga de jeito nenhum e deixá-la em pé, para arrotar, pelo menos por 20 minutos.
4 - Fazer algumas vezes ao dia uma massagem no rosto dela, passando as mãos como que puxando do queixo pras bochechas... vai ajudar a fortalecer os músculos da face. Necessário para quem tem hipotonia.
5 - Não limpar o leite que escorre da boca de cima pra baixo. Limpar sempre do queixo pra cima... também ajuda a fortalecer os músculos da face.
Ela vai acompanhar a Olívia por um mês. Depois vamos retomar com nove meses, para preparar para a fala.
Ela tomou as vacinas, pagamos mesmo já que o exame dela ainda não está pronto e não temos o laudo. Como foram vacinas pagas, ela não teve reação nenhuma, ficou um pouco enjoada logo que tomou e só. Foi como se não tivesse sido vacinada, Fiquei impressionada pois os irmãos tomaram no posto de saúde e as reações foram muito fortes, lembro até hoje. Fui ler um pouco sobre o assunto pra entender porque as vacinas pagas dão menos reação e são mais abrangentes. Infelizmente, no nosso país, para ter acesso a qualquer coisa de qualidade relacionada a área de saúde, só com dinheiro no bolso e plano de saúde (dependendo do plano, claro). Interessante as explicações desse blog:
http://clinicalen.blogspot.com.br/2011/03/vacina-no-posto-x-vacinas-particulares.html
Quero aproveitar para comemorar o aniversário do meu filho do meio, que faz 18 anos. Um irmão de ouro, que cuida dela maravilhosamente, vai comigo nas terapias, exames, médicos, troca fralda, faz o complemento e dá a mamadeira, vem checar a respiração quando ela tá dormindo, faz comida quando tô cansada, me ajuda com a casa... Olívia tem irmãos maravilhosos. Obrigada por mais um ano de vida do meu "grande bebê".
Olívia te ama muito irmão.
No próximo post, vamos falar sobre grau de síndrome. Existe ou não??
Nenhum comentário:
Postar um comentário